Carlos Gomes tem programação cheia com entrada gratuita
- robertojunquilho
- 9 de dez.
- 1 min de leitura

O Theatro Carlos Gomes recebe nesta quarta-feira (10), o concerto “Vozes e Civilizações”, com as bandas sinfônicas Vale Música e Elementar 2, às 20 horas. Regido pela maestra Ludhymila Bruzzi, a apresentação explora a capacidade da música de traduzir memórias, rituais e paisagens culturais desde as civilizações antigas até interpretações contemporâneas. A programação da semana continua na quinta-feira (11), com o show da cantora baiana Sthelô, e no sábado (13) com o espetáculo de dança “Depois Eu Volto” do Coletivo Emaranhado. Todas as apresentações são gratuitas.
Como a música pode traduzir memórias, rituais, lendas e paisagens culturais desde civilizações antigas e mitológicas até interpretações contemporâneas das culturas humanas? Esta é a ideia que move o concerto “Vozes e Civilizações”, apresentado pela Banda Sinfônica Vale Música e pela Banda Sinfônica Elementar 2.
O evento tem patrocínio da Vale, com iniciativa e articulação do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e realização da Estação Conhecimento Serra e do Ministério da Cultura (MinC).
Ludhymila Bruzzi, regente do concerto, lembra que antes das palavras e dos registros escritos, existiam sons, ritmos e cantos que conectam povos, tradições e crenças. “Cada cultura construiu sua linguagem musical própria e, através dela, deixou um legado que atravessa tempos e fronteiras.”
Sthelô
Na quinta-feira (11), a cantora, compositora e pesquisadora baiana Sthelô apresenta seu projeto Melancolia Tropical, que une estética pop, delírios narcísicos e reflexões sobre raça, corporeidade e saúde mental. No show, acompanhada de sua synthpop band, mescla escritos confessionais e beats eletrônicos, convidando o público a explorar traumas coloniais e novas fantasias de futuro. Projeto selecionado pela Convocatória de Programação do Museu Vale.






Comentários