Clitória Musicalis mostra produção feminina no Espírito Santo
- robertojunquilho
- 3 de dez.
- 1 min de leitura

O projeto Clitória Musicalis lança no próxio dia 11 nas plataformas de streaming o single "Tem Que Ser Você" (composição de Daniela Moraes interpretada por Gavi), primeiro ato de um trabalho ambicioso de pesquisa que mapeou e regravou a produção autoral de mulheres capixabas dos últimos 30 anos.
Com arranjos e produção musical da compositora e musicista Joana Bentes, o lançamento é um spoiler do álbum completo, previsto para 09 janeiro de 2026, realizado com recursos da Lei Rubem Braga. O projeto vai contar ainda com um grande show de lançamento, marcado para 17 de janeiro.
Para Joana Bentes, idealizadora e diretora musical, a iniciativa é uma missão de combate ao apagamento. "Considero muito grave que a maior parte desse material não esteja acessível. A música capixaba produzida por mulheres precisa desse destaque, sobretudo quando consideramos que o ambiente musical é atravessado pelo machismo e por práticas que, no dia a dia, invisiabilizam ou calam as mulheres", diz Joana.
O single "Tem Que Ser Você" simboliza a ponte entre gerações proposta pelo projeto: composição de Daniela Moraes com nova roupagem na voz de GAVI, um dos nomes mais fortes da cena contemporânea capixaba. A faixa é parte de um acervo de nove canções selecionadas a partir de uma curadoria que buscou obras de alta qualidade artística, mas que tiveram pouco ou nenhum registro fonográfico à época.
Serviço:
Clitória Musicalis - - Intérprete: GAVI | Compositora: Da- Quando: Quinta-feira, 11 de dezembro de 2025, em todas as plataformas digitais (Spotify, Deezer, Apple Music, etc.)
- Realização: Lei Rubem Braga _ Processo n. 9027657/2024 (Lei Rubem Braga - SEMC/PMV)






Comentários