top of page

Empresariado quer ampliar o parcelamento de dívidas

  • robertojunquilho
  • 25 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

Representantes do empresariado capixaba estiveram com o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), para discutir o Projeto de Lei (PL) 749/2025, que institui o Programa de Parcelamento Incentivado de Débitos Fiscais, conhecido como Refis.


A iniciativa do governo do Estado visa facilitar a regularização de débitos relacionados com o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias (ICM) e com o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), oferecendo condições especiais de pagamento, incluindo a redução de multas e juros e parcelamento em até 180 vezes.


Representantes do comércio, indústria e agricultura pleitearam a ampliação do programa, seguindo os moldes de edições anteriores que abarcaram os débitos incluídos em dívida ativa e de empresas que aderiram ao Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia (Compete-ES) e ao Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo (Invest-ES).


“Estamos pedindo um Refis de acordo com os anteriores. Em 2023, nós tivemos um Refis que abrangia toda a categoria, não só também aqueles que estavam em dívida ativa, como aqueles também que têm alguma dívida com referência ao Compete ou ao Invest”, disse o diretor de Relações Institucionais da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), Cezar Pinto.


Também se pronunciaram a favor da ampliação do programa o presidente do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex), Ademar Acosta, e o presidente da Associação de Venda Não Presencial (Avenpes), Alexandre Malta, entre outros.


Participaram também da reunião representantes da Federação das Indústrias (Findes) e da Agricultura (Faes), além de sindicatos empresariais ligados aos setores de transportes, supermercados, rochas ornamentais, postos de combustíveis, bares e restaurantes, entre outros.


Além do presidente Marcelo Santos, estavam presentes os deputados Mazinho dos Anjos (PSDB) e Danilo Bahiense (PL). De acordo com o Marcelo, a pauta do Refis é prioritária para a Assembleia, pois “facilita a vida de quem empreende e, ao mesmo tempo, coloca dinheiro no caixa do governo do Estado para que ele possa também fazer investimentos para a população”.

     



 
 
 

Comentários


bottom of page