Jonas Reis toma posse na Academia de Letras
- robertojunquilho
- há 3 dias
- 2 min de leitura

O jornalista e escritor Jonas Reis tomou posse, na noite desta quinta-feira (18), como presidente da Academia Espírito-santense de Letras (AEL) para o triênio 2026-2028 em uma cerimônia realizada no Salão Nobre do Palácio Anchieta. O novo presidente foi eleito em novembro deste ano para suceder a escritora Ester Abreu Vieira de Oliveira. O ambiente da posse esteve muito concorrido, cheio de escritores, jornalistas, intelectuais, figuras públicas como o ex-governador Vitor Buaiz e a esposa, Lourdinha (foto), entre outras.
Além de Jonas Reis, a nova diretoria é formada pela primeira vice presidenta – Adriana Pereira Campos; Segundo vice presidente – Anaximandro Oliveira Santos Amorim; Primeiro secretário – Ítalo Campos; Segundo secretário – João Gualberto Moreira Vasconcellos; Primeiro tesoureiro – Fábio Santos Daflon Gomes; Segundo tesoureiro – Marcos André Malta Dantas; Diretor de publicidade – Romulo Felippe. No Conselho Fisca, Adilson Vilaça, Francisco Grijó e Jô Drumond
Jonas Rosa dos Reis nasceu na Vila de Monte Carmelo, então município de Colatina e hoje distrito de Alto Rio Novo, no noroeste do Espírito Santo. É escritor, advogado e jornalista, formado em Comunicação Social e em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduado em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro.
Atuou nos principais órgãos de imprensa do Espírito Santo, e também em rádio e televisão. Ingressou no serviço público por concurso e se aposentou no Tribunal de Contas do Estado como Auditor de Controle Externo. Teve contos e crônicas incluídos em diversas publicações, até começar a trabalhar narrativas mais longas.
Entre suas crônicas premiadas, "Rumo à estação Vitória" recebeu o prêmio de primeiro lugar em concurso realizado pela Prefeitura de Vitória, e aparece na publicação "Palavras da Cidade", volume 4, de 1991. Outras duas crônicas aparecem na mesma publicação, com menção honrosa.
Em 2007, Jonas Reis ficou em primeiro lugar no Concurso Nacional de Monografias realizado pelo Colégio de Corregedores dos Tribunais de Contas do Brasil.
Em 2010, foi premiado no concurso de microcontos 3ª Twitteratura, com o seguinte microconto: "Viveu de forma devassa. Um dia, reencontrou-se com Deus. “Quanto tempo!”, disse o Senhor. “Parece que foi ontem”, retrucou". O microconto serviu como influência e aparece em seu primeiro romance, escrito em 2013. "O santo dos últimos dias – Quem amou Solange de Belleview?" foi premiado pela Secretaria do Estado da Educação do Espírito Santo.
Em 2018 lançou "Viagem à alma do Brasil", relato de viagem que empreendeu por todas as regiões do Brasil, ouvindo sua gente simples, revelando a história local e descortinando cenários longínquos do Brasil. Em 2019 “Viagem à alma do Brasil” ganhou edição em Inglês, "Trip out to the soul of Brazil".






Comentários