top of page

Mutirão atende população em situação de rua nesta 5ª feira

  • robertojunquilho
  • 3 de dez.
  • 2 min de leitura
ree

O Comitê Único Estadual PopRuaJud promove nesta quinta-feira (4), em Vitória, o 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua, oferecendo serviços de assistência social, benefícios, saúde, orientação jurídica, direito à cidadania e corte de cabelo. A ação conta com a participação de mais de 40 entidades e será realizada dedas 8 às 17 horas, no Tancredão.


Participarão advogados públicos e voluntários, estagiários, magistrados, peritos judiciais, promotores, defensores públicos e servidores, oferecendo orientação sobre benefícios previdenciários, FGTS, PIS/Pasep, seguro-desemprego, união estável, divórcio e questões criminais. Também haverá atendimento para emissão e regularização de documentos. Na área da saúde, serão disponibilizados serviços como vacinação, aferição de pressão arterial, orientação sobre saúde bucal, além de banho, refeições e varal solidário.


Unidade móvel do Cadastro Único (CadÚnico também será instalada, para inscrição e atualização de cadastros necessários ao acesso a programas e benefícios sociais.

A programação inclui ainda palestras, oficinas e apresentações culturais, promovendo integração, acolhimento e convivência. O mutirão também reservou um espaço especial para atender animais de estimação das pessoas em situação de rua, garantindo cuidados básicos e suporte para os pets.



O  Comitê Único Estadual PopRuaJud é muma promoção dos tribunais do Fórum Permanente do Poder Judiciário do Espírito Santo (Fojures): Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região (TRT-17); Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2); Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) e Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e é responsável pela efetivação, no Espírito Santo, das ações da Política Nacional Judicial de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades.


Também participam o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Ministério Público do Trabalho no ES (MPT-ES), Defensoria Pública Estadual (DPE-ES), Defensoria Pública da União (DPU), Procuradoria Federal no Estado do Espírito Santo, Procuradoria do Estado do Espírito Santo (PGE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


E ainda: Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria Estadual de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) de Vitória, Instituto Jones dos Santos Neves e o Comitê Estadual de Atenção às Pessoas em Situação de Rua, Comitê, a Pastoral do Povo de Rua, o Movimento Estadual População de Rua, o Movimento dos Trabalhadores em Situação de Rua no Espírito Santo, o Movimento Coletivo Municipal Ação Social Sai da Rua, o Movimento Nacional População em Situação de Rua e o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNHMR).

 
 
 

Comentários


bottom of page