top of page

Ricardo Ferraço é o candidato ao governo, anuncia Casagrande

  • robertojunquilho
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura


ree

O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou na tarde desta quinta-feira (18) o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço (MDB), como o nome do seu grupo político para a disputar o governo do Estado nas eleições de 2026. O anúncio foi feito em entrevista coletiva, no Palácio Anchieta, em que Casagrande fez uma avaliação da gestão neste ano de 2025 que se encerra e aborda investimentos para o futuro.


Na disputa pelo apoio de Casagrande deste o início de sua segunda gestão, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), apesar do anúncio do governador, deve manter sua candidatura, formalizada neste mês pelo presidente nacional do partido, Aécio Neves, num movimento que trincou a aliança com Casagrande e provocou uma revoada no ninho tucano no Espírito Santo. A partir de agora, terá que atuar separadamente, a fim de arregimentar quadros para formar chapas de deputados, imprescindíveis para a campanha.


Para o Sendo, o ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas aparece disposto a encarar o desafio junto a Arnaldinho. Se os planos prosperarem, ele será adversário do próprio Casagrande, que em abril deixará o governo com Ricardo Ferraço para se candidatar ao Senado. Em outubro, Ricardo tentará a reeleição.


"Neste momento confirmo que o nome do grupo que apoiarei é o Ricardo. Ele tem todas as condições de disputar o cargo e ganhar as eleições. Ricardo tem competência, seriedade, experiência administrativa e política. Ricardo, na verdade, já vem me ajudando em muito a governar o Espírito Santo”, afirmou Renato Casagrande, confirmando notícias que já circulavam nos bastidores.


Quem é


Ricardo de Rezende Ferraço é casado e pai de três filhos. Nascido em 17 de agosto de 1963, é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Pela segunda vez eleito vice-governador do Espírito Santo, foi também secretário de Estado de Desenvolvimento na atual gestão de Casagrande.


Vice-governador anteriormente (2007 e 2010), coordenou o Programa Capixaba de Investimentos Públicos, o maior da história à época, e foi secretário de Estado de Transportes e Obras, iniciando importantes intervenções estruturantes de mobilidade na Grande Vitória. Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (2003 a 2006), reformulou a estrutura da pasta com a implantação pioneira de programas de infraestrutura rural, para a pavimentação de estradas “Caminhos do Campo” e instalações de energia elétrica e telefonia, e do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag), que se tornou a principal ferramenta de elaboração de políticas públicas da agropecuária, conectado com as demandas do produtor rural.


De 2019 a 2022 trabalhou na iniciativa privada. Com mais de 42 anos de trajetória pública, Ricardo Ferraço começou como vereador de Cachoeiro de Itapemirim (1983 a 1988). No Legislativo foi também deputado estadual por dois mandatos (1991 a 1999), chegando à presidência da Assembleia Legislativa, deputado federal (1999 a 2003), o mais votado da época, e senador (2011 a 2019), ao obter a marca história de 1.557.409 votos.

 
 
 

Comentários


bottom of page